Teste Escher para geração M
Comunicação

Teste Escher para geração M


É chamada geração multitarefa os jovens nascidos a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90 que cresceram na companhia de novas tecnologias como a internet e o telefone celular. Atribui-se a essa turma a capacidade de desenvolver muitas tarefas ao mesmo tempo, como ouvir música, fazer trabalho escolar, mandar mensagens em comunicadores instantâneos, assisir vídeos, baixar programas de computador e falar no Skype. Daí a designação.

Creio que as mídias "shapeiam" cérebros, no sentido de estimularem determinadas funções (como os estudos de games vem demonstrando), mas duvido que provoquem mudanças drásticas em padrões cognitivos.

Teste
Proponho um teste simples. Observe o quadro acima, Circle Limit IV (1960), do artista holandês M.C. Escher. Tente manter o foco de atenção simultaneamente nas duas figuras, anjinhos e diabinhos. Impossível? Sim, porque quando vemos o diabinho, ele é figura e o anjinho, fundo. E vice-versa.

Isso ocorre porque nosso aparelho perceptivo e cognitivo possui algumas limitações.

O mesmo vale para a geração M. Quando esses jovens estão fazendo várias coisas ao mesmo não quer dizer que estão prestando atenção em tudo. A diferença é que eles mudam o foco de atenção com velocidade incrivelmente maior que os da geração anterior, conseguindo retomar o que estavam fazendo no segundo anterior com tranquilidade. O jogo figura/fundo adquire outra dinâmica.

Identidades
Essa velocidade de escape, digamos assim, provoca um problema que quero crer seja mais cultural que moral. Como tenho insistido, tem coisas que exigem um olhar mais demorado e que eram produto de uma tecnologia mais, hum, linear... Coisas como reflexão e pensamento crítico.

Se isso ficar em segundo plano, desconfio que estaremos abrindo mão de uma identidade importante que nos fazia cidadãos antes de consumidores.

Será só grilo da minha cuca?



loading...

- Treinamento Jedi (ou Crônicas Ballardianas)
Já há algum tempo laboratórios do mundo todo desenvolvem uma tecnologia criada com base em estudos de neurociência que permite que pessoas movam objetos com a força do pensamento, do mesmo modo que os jovens padawans treinam para ser um jedi. Sério....

- Youtube Na Sala De Aula
O YouTube é a maior sacada da web 2.0. Mas desconfio que aproveitamos muito pouco do que a ferramenta tem a oferecer. A "molecadinha", menos domesticada na tradição gutemberguiana, pensa e gera narrativas em imagens digitais com muita desenvoltura....

- ComeÇo Morno
Começo morno. Marina Silva (PV) é sorteada para fazer a primeira pergunta. Ela questiona Dilma Rousseff (PT) e o tema é legislação trabalhista (por sorteio). Marina quer saber as propostas da petista para reduzir a informalidade e garantir os direitos....

- Guia Para Um Jornalista Se Tornar Online
Chegou-me, pela lista de discussão do Imezzo, um artigo de Howard Owens, com sugestões de 11 objetivos para os jornalistas ainda pouco familiarizados com as novas tecnologias de comunicação buscarem em 2008. A tradução é de Dauro Veras. 1 - Torne-se...

- Internet Hippie
Acredito que muitos de vocês já leram, mas achei bastante interessante a matéria que saiu no Mais! de domingo sobre a "Internet hippie" ou como os valores desse estilo de vida estão presentes no dna da rede. Tenho pensado muito ultimamente no que...



Comunicação








.